Câmara recebe dono da Bassamar e população para discutir melhorias no transporte intermunicipal

por Assessoria de Comunicação publicado 30/05/2022 17h46, última modificação 30/05/2022 17h46
A Câmara realizou na noite de quinta-feira (26) a primeira audiência pública para debater as reclamações dos munícipes a respeito dos serviços prestados pela Viação Bassamar em Bicas. A Casa recebeu o sócio e proprietário da empresa, Márcio Campos Macedo, para responder as críticas dos passageiros e prestar esclarecimentos aos questionamentos dos vereadores e da população.

Câmara recebe dono da Bassamar e população para discutir melhorias no transporte intermunicipal

A Câmara realizou na noite de quinta-feira (26) a primeira audiência pública para debater as reclamações dos munícipes a respeito dos serviços prestados pela Viação Bassamar em Bicas. A Casa recebeu o sócio e proprietário da empresa, Márcio Campos Macedo, para responder as críticas dos passageiros e prestar esclarecimentos aos questionamentos dos vereadores e da população.

Foram discutidas questões como a escassez de horários, a dificuldade de aquisição e preço do passe, os termos da concessão pública, os problemas de infraestrutura nos ônibus e a possibilidade de readequação dos horários ofertados para evitar a superlotação dos veículos. “Eu venho reivindicar horário digno de ônibus, tarifas justas do transporte ofertado, passes a custos mais acessíveis e linhas que supram os horários das antigas empresas Sertaneja e Santos”, disse a professora Carolina Martins ao iniciar o debate.

A passageira vem enfrentando problemas com a empresa e definiu a situação como desgastante. Segundo ela, diversas reclamações foram feitas diretamente ao empresário e o problema não é solucionado de forma efetiva. “Chegou ao ponto de eu entrar (no ônibus) e o meu filho ficar do lado de fora esperando a próxima linha. Às vezes, a gente olha pela janela e a colega está do lado de fora”, disse indignada.

O problema também foi relatado pela passageira Daniela Fernanda da Silva. Ela aponta o fato do empresário tentar solucionar a superlotação de maneira individual. “Não pode ser resolvido somente se ligar para o Márcio, como ele vem sugerindo, para garantir apenas o meu lugar”, disse. “Eu vi uma adolescente de Mar de Espanha ligando para o pai, aos prantos, por não saber como ia fazer para voltar pra casa já que o ônibus estava lotado e não tinha outro horário pra lá”, continuou.

De acordo com os relatos, a situação continua acontecendo mesmo com o ônibus extra colocado pela empresa às 17h45 no sentido Juiz de Fora x Bicas. O que gera preocupação com a volta às aulas na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)prevista para a próxima semana. “Como vai ficar quando os alunos da área da saúde voltarem? Nós vamos ficar na mesma situação?”, questionou Carolina.

O empresário reconheceu que houve problemas no passado e passou a disponibilizar ônibus extra, em dias e horários de maior movimento, como vésperas de feriado e horários de pico. “Desde então, ninguém ficou desassistido”, disse. “No dia 2 de maio colocamos um segundo carro às 17h45 e desconhecemos o fato de passageiros deixados para trás a partir daí”, justificou Márcio. Sobre a possibilidade de passageiros ficarem para trás após o último horário (20:30), ele disse “é imprevisível”.

Para evitar esse tipo de situação, o empresário pediu para o usuário comprar as passagens antecipadamente sempre que possível. “Não é fácil controlar e ter certeza do movimento se não tiver uma previsibilidade. Esse problema de encher de repente vai continuar se não tiver previsibilidade”, disse. “A única coisa que pode garantir a sua viagem é a passagem comprada”, continuou.

Poucos Horários

Os vereadores presentes apontaram a redução significativa do número de linhas e a possível correlação entre o excesso de passageiros e as poucas linhas exclusivas para o município. Bicas chegou a ter16 horários diários com partidas da rodoviária, mas hoje conta com apenas um (às 14h15).Todos os demais horários são provenientes de outros destinos, tornando Bicas uma cidade de passagem.

Ao ser questionado sobre a possiblidade de aumentar o número de linhas,o representante da Bassamar disse “sim, desde que haja aumento na demanda”. “Tem mais possibilidade de Bicas à Juiz de Fora do que o contrário, pois tem o volume que vem de lá para outras localidades”. No entanto, isso não resolveria o problema das pessoas que precisam voltar para Bicas após as 20h30, última linha da Bassamar.

Aquisição do passe

Outro ponto abordado foi a discrepância entre o valor do passe oferecido pela viação Bassamar e a Paraibuna. Segundo usuários do benefício, eles adquiriram o vale transporte por 12 reais, enquanto a Bassamar estava cobra 17 reais. O empresário não soube responder se essa diferença aconteceu após o reajuste tarifário.

“Essa é uma questão que precisar de apurada”, disse Davi Luiz Lopes, representante do Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem (DER). “A empresa pode dar um desconto, mas não nesse valor todo”, justificou referindo-se à diferença entre os passes.

Melhorias e Testes

O empresário Márcio Macedo se comprometeu a fazer testes e melhorias nas próximas semanas, principalmente após o retorno das aulas na UFJF. “A partir do dia 01 de junho vamos aumentar duas idas e duas voltas, mesmo sem demanda para 4 horários. Mas vamos fazer esse esforço para atender a população”, garantiu. O empresário também pediu compreensão e ajuda da população e vereadores para fazer as adequações necessárias.

As passagens podem ser adquiridas nas rodoviárias de Bicas e Juiz de Fora, e também no centro de Juiz de Fora na galeria do Zé Kodak. Para mais informações entrar em contato pelo telefone 3271-1395 (guichê Bicas) ou 3215-1109 (Juiz de Fora).