Câmara emite primeira identidade com símbolo do autismo; demais deficiências também podem ser inseridas no RG
Câmara emite primeira identidade com símbolo do autismo; demais deficiências também podem ser inseridas no RG
Com o início da emissão do novo modelo do Registro Geral no Estado de Minas Gerais veio também a possibilidade de inserção do Símbolo do Autismo e demais deficiências (auditiva, visual, física e intelectual) no referido documento.
No mês de junho, a Câmara Municipal de Bicas emitiu sua primeira identidade com a inclusão do símbolo que representa o Transtorno do Espectro Autista (TEA), a Fita Quebra- Cabeça. O quebra-cabeça representa a complexidade do autismo, as cores diferentes representam a diversidade de pessoas e famílias que convivem com o transtorno. A fita é usada como uma forma de identificação, demonstrar apoio à causa e garantir aos portadores do Autismo o atendimento prioritário em serviços públicos e privados.
Além de assegurar os direitos previstos na Lei Romeo Mion (13.977/2020) e dar mais autonomia para os beneficiários, a inserção do laço colorido no RG exclui a necessidade de andar com o laudo médico em mãos. Isso pode facilitar a vida desses cidadãos, que costumam precisar comprovar o TEA nas atividades cotidianas e, muitas vezes, passam por situações constrangedoras.
Para solicitar a inserção de quaisquer uns dos símbolos, além da documentação básica necessária, o requerente deverá apresentar o relatório médico indicando o código da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID). É preciso se atentar também aos dias reservados para o agendamento. As informações podem ser encontradas nos links abaixo:
Agendamento: https://www.bicas.mg.leg.br/institucional/noticias/comunicado-oficial-agendamento-da-nova-carteira-de-identidade
Dúvidas ou mais informações: entrar em contato pelo telefone 3271-2973.