CSEAS debate retorno às aulas
Em reunião hoje(02/02) a CSEAS - Composta pelos vereadores Rafael Cândido Aquino (Presidente), Melissa Terra Agrelli Mattos e José Fernandes Alves - recebeu do Secretário Municipal de Educação Maurílio Ferreira Muniz o calendário letivo da rede municipal de 2022. O calendário prevê 200 dias letivos, sem qualquer prejuízo para os educandos.
O Secretário explicou que, hoje, o cenário que temos é de retorno com aulas remotas no dia 14/02. Após o retorno, o sistema pode mudar para híbrido(sistema que mescla atividades online e presenciais) ou presencial de acordo com a curva de contaminação da COVID-19 e da vacinação das crianças. Ainda, disse que dependendo destes indicadores, pode ser que retorne no dia 14 já como híbrido, e que tudo depende do cenário da pandemia. "Estamos nos preparando, já providenciamos a licitação para, se necessário, comprar equipamentos como câmeras e microfones de lapela. Mas esperamos que os índices[de contaminação e vacinação] nos permitam retornar presencialmente", - acrescentou o Secretário.
Quanto à testagem dos profissionais antes do retorno presencial, sugestão do vereador Rafael, o secretário disse que num primeiro momento dada a escassez de testes seriam testados apenas aqueles com sintomas, mas que com a regularização do fornecimento dos testes isto será possível.
A comissão expressou sua preocupação também com o transporte dos alunos para as atividades presenciais quando ocorrer o retorno. "Já estamos traçando as rotas e nos organizando para que as mais de 1500 crianças, possam ter disponível o transporte escolar." - explicou o Secretário - "Também estamos aguardando a chegada de mais oito veículos, dois ônibus grandes, três escolares além de três vans."