Junho Vermelho: Doe Sangue, Salve Vidas
Junho Vermelho: Doe Sangue, Salve Vidas
Durante os meses mais frios do ano é comum observar os bancos de sangue com escassez no estoque ou ouvir que as doações no hemocentro estão em baixa. Isso ocorre por ser o período onde há o aumento das doenças respiratórias e dos sintomas gripais como febre, garganta inflamada, dores de cabeça e muscular.
Por isso, o mês de junho foi escolhido para a campanha “Junho Vermelho”. Ela foi criada com o objetivo de conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador, independente da época do ano.Além disso, no dia 14 de junho comemora-se o “Dia Mundial do Doador de Sangue”. É fundamental que as pessoas, empresas e instituições de saúde participem do movimento.
A Câmara Municipal de Bicas apoia acampanha e lembra que a doação de sangue é um ato voluntario que a ajudar a salvar muitas vidas, pois apenas uma única doação é capaz de beneficiar até quatro pessoas. Participar da campanha é uma forma de sensibilizar as pessoas e estimular antigos doadores a retornarem com as doações. Além disso, pode incentivar pessoas a fazerem sua primeira doação.
Apesar de nossa cidade não possuir postos de coleta, os munícipes com interesse em doar sangue podem agendar a doação no hemocentro mais próximo, no caso, o Hemominas - Juiz de Fora. O agendamento pode ser feito pelo app “MGapp – Cidadão” (baixe e agende) ou pelo site através do Agendamento online.
O processo de doação dura em média 40min à 1h e o organismo repõe rapidamente a quantidade de sangue tirada do doador. É preciso ter entre 16 a 69 anos, ter mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde, além de bem alimentado e descansado.
O Hemominas funciona de segunda a sexta das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 12h. Rua Barão de Cataguases, s/n, centro de Juiz de Fora.
Ônibus da Hemominas atenderá localidades que não têm postos da fundação
O Governo de Minas entregou, na última segunda-feira (30/05), a nova unidade móvel de coleta de sangue de Minas Gerais. O ônibus da Fundação Hemominas tem capacidade para atender cerca de 60 candidatos à doação por dia e percorrerá os municípios mineiros onde não há unidades de coleta e doação de sangue. A expectativa é de que mais quatro veículos integrem a frota.
Este ônibus vai poder capturar doadores em locais onde, até então, as pessoas tinham que viajar para doar sangue. No entanto, ainda não há previsão de quando ou se o ônibus passará por Bicas.