Outubro Rosa
A chegada do mês de outubro traz à tona discussões sobre o câncer de mama e a importância da prevenção. São postagens nas redes sociais, campanhas de marketing, alertas feitos por especialistas e diversas recomendações às mulheres, além dos tradicionais broches e laços cor de rosa. Mas você conhece a origem do Outubro Rosa,como foi batizado o movimento criado há pouco mais de três décadas?
Ao contrário do que muitos pensam, o Outubro Rosa não é apenas uma campanha nacional. É um movimento que acontece em vários países do mundo, simultaneamente ao longo de todo o mês, para conscientizar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. A ideia principal é chamar a atenção das mulheres para que frequentem um médico e façam a mamografia, exame mais usado no rastreamento da doença.
A campanha também estimula as mulheres a realizarem, com certa frequência, o autoexame, que consiste em tocar e apalpar os seios em busca de qualquer alteração. A indicação dos especialistas é que, caso observe qualquer mudança, elas procurem o médico imediatamente.
Segundo o Instituto Oncoguia, organização não governamental voltada à qualidade de vida do paciente com câncer, seus familiares e público em geral, o diagnóstico em estágio inicial da doença aumenta em 95% as chances de cura.