Parlamento Jovem encerra etapa municipal e se prepara para a Plenária Regional
Parlamento Jovem encerra etapa municipal e se prepara para a Plenária Regional
Os alunos do Parlamento Jovem de Bicas se reuniram na Câmara Municipal, nesta quinta-feira, 30, para discutir e votar as propostas que serão apresentadas na Plenária Regional, próxima fase do programa.
O encontro marcou o fim da etapa municipal, período onde os jovens foram preparados para debater ideias sobre o tema dessa edição, “Saúde Mental do Jovem”. Durante essa fase, os estudantes escolheram até duas proposições para cada subtema desta edição.
Foram aprovadas as seguintes proposições para debate na Plenária Regional:
Subtema 1 - Políticas públicas de prevenção e tratamento em Saúde Mental
- Criar atendimento psicológico fora da estrutura do SUS, em que o Jovem possa procurar atendimento independente do consentimento dos pais;
- Expandir programas focados em incluir o jovem no mercado de trabalho, como o jovem aprendiz, integrando-o ao ensino médio através de um sistema de vagas de estágio e empregos para dar melhor colocação profissional ao jovem.
Subtema 2 - Estratégias da comunidade para promoção da saúde mental
- Construir albergues para moradores de rua;
- Monitorar o uso de espaços públicos de lazer para que eles não sejam ocupados por usuários de drogas.
Subtema 3 - Uso saudável das novas tecnologias
- Incluir nos currículos escolares cursos de uso de tecnologias digitais;
- Criar um aplicativo ou site em que os jovens possam participar de grupos com outros jovens que passam por problemas internos semelhantes, que conte com uma central de ajuda especializada.
Além disso, os estudantes escolheram a sugestão que será dada pelo município para o tema do próximo Parlamento Jovem. O grupo optou por “Desigualdade social: questão de cor e gênero”.
As propostas aprovadas foram entregues aos vereadores da Câmara Municipal de Bicas e seguirão para a etapa regional do Polo Zona da Mata I, que acontecerá no dia 9 de agosto, em Matias Barbosa.
A Plenária Municipal contou com a presença do Presidente do Legislativo, Marcelo Jardim, e dos vereadores, Loro, Melissa Terra e Rafael Aquino. Participaram também os servidores da Câmara, Guilherme Sabino Daniel e Nathanne C. C. Bortolini, que coordenam o projeto no município.
Participação na ALMG
Os alunos Maria Clara Pereira Rodrigues da Cunha, Marcos Vinícius de Oliveira Carlota e Silas Figueiredo da Silva, foram escolhidos para disputar uma vaga como representante do Polo Zona da Mata I e ter chance de participar da fase final do programa na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).
Eles enfrentarão estudantes de Matias Barbosa, Mar de Espanha, Olaria, Chiador, Santana do Deserto e Leopoldina – cidades que compõem o Polo Zona da Mata I. A escolha será feita na plenária regional e o aluno vencedor passará três dias em Belo Horizonte, por conta da ALMG.
Interação entre os jovens
Antes da etapa regional os jovens participarão do Encontro Cultural. O evento já é uma tradição Polo e está marcado para o dia 02 de agosto, também em Matias. Esse é o momento onde os jovens poderão interagir através de gincanas, música e atividades culturais.